sábado, 3 de setembro de 2011

por falar em dieta...



vou fazer esta sopa para o jantar!
conhecem este blog? é optimo e o nome é uma alusão ao "Soup Nazi" do Seinfeld, série que eu adoro e continuo a adorar!

http://nosoup-foryou.blogspot.com


1 cebola
1 dente alho
400g de ervilhas
1 curgete grande com casca
1 nabo
Água
Sal e pimenta
1/4 de chávena de pesto

Coloque no copo a cebola e o alho: 5 seg, vel 5.
Junte o azeite: 5 min, temp 100º, vel 1.
Adicione as ervilhas, a curgete em nacos e o nabo, descascado e em pedaços. Junte a água, dois dedos abaixo do nível dos legumes.
Cozinhe 25 min, temp 100º, vel 1.
Tempere com sal e pimenta e triture 2 min, vel 3-5-7.
Acerte a consistência a gosto e junte mais água se necessário.
Deite uma parte do pesto na sopa e envolva 10 seg, vel 6.
Sirva com o restante pesto.

A minha relação com a comida

entretanto aqui estou eu para ver se por escrito consigo que a minha cabeça fique mais tranquila. quer dizer, estou bem melhor do que o que era.

sou uma mulher confiante mas tenho um grande problema que nunca consegui resolver nem ultrapassar na minha vida.

é a minha relação com a comida.

acho que este problema condiciona muitas coisas na minha vida.

para mim a minha relação com a comida tem só dois sentidos. ou tudo ou nada. ou como tudo e mais alguma coisa, animalescamente ou depois quando engordo não como nada para emagrecer.

quando emagreço acho que já posso voltar a comer tudo outra vez e aí vou eu e como uma desalmada.
gosto muito de comer, gosto muito de beber. gosto muito de estar com os meus amigos a jantar fora e a beber noite dentro. e não tenho meio termo.

quando estou mais magra e depois de ter emagrecido não me sei controlar. começo a comer outra vez.
em vez de aprender a manter o meu peso só sei engordar e emagrecer. tanto posso pesar 80kg como 65 kg. O meu peso oscila muito e todos os dias. Faço retenção de líquidos, incho como um balão. tenho prisão de ventre.

Em vez de ver a comida como alimento, como combustível para viver vejo a comida como uma adição. sou viciada em comida e esse é o meu grande problema. Se estou triste, como. Se estou feliz como. Se quero tirar stress de cima, como. Qualquer desculpa é uma boa desculpa para comer e comer muito e muitas vezes muitas porcarias.

A verdade é que cheguei das férias e pesei-me. e, claro, engordei. comi e bebi muito. todos os dias. comi doces e gelados todos os dias. comi muito pão, muito enchido, muito frito, muita carne, muito arroz, muita massa. estraguei tudo.

E agora estou na fase de não comer nada. nem um grão de arroz nem um cotovelinho em massa. nem uma batata frita. peso 76 kg. Tenho que emagrecer 8/10 kg. E vou conseguir. Mas tenho que aprender a não voltar a engordar outra vez e gostava de saber como é que isso se faz. O díficil para mim não é emagrecer (mas custa de caraças). o difícil é manter. o difícil é não voltar engordar.

E por ser assim instável acho que a minha vida é afectada por isso. Como estou numa de emagrecer não vou jantar a casa de ninguém nem a nenhuma festa porque se for ou como tudo ou não como nada. não sou capaz de só picar uma coisa outra e como não quero engordar ou não saio de casa ou recuso convites ou mesmo nem toco numa migalha.

Assim vou-me servir do blog para fazer um trabalho diário e disciplinado.

Hoje é dia 3 de Setembro. Peso 76 kg. Vou fazer pelo menos uma actualização semanal para escrever o que funcionou e o que não funcionou e publicar o meu peso.

Quarta feira vou fazer uma avaliação no ginásio. Quarta feira vou publicar as minhas medidas e peso.

E, já agora, estou toda partida da ginástica. Já fui 2 vezes no mês de Setembro. A minha meta são, pelo menos, 3 vezes por semana.

Wish me luck. Desejem-me força e motivação. Ajudem-me a acreditar mais em mim nesta campo porque em todos os outros da minha vida eu acredito e sou confidente.

Já agora, sou muito gira. e sei que sou e gosto muito de mim.